sábado, 7 de janeiro de 2017

SATURNO E A REGÊNCIA DOS ORIXÁS

Sua cabeça é seu Guia - Ditado Popular
Todo Ano Novo, é a mesma coisa: começa janeiro e "chovem" Orixás regentes do período em questão. Isso pode complicar um pouco, já que filhos de terreiro que não tem o próprio Orixá assentado e não sabem fazer o seu Odu, tomam como base as energias do Orixá ou Orixás que o regente da Casa escolhe. E muita gente ainda acredita em "Orixá Ruim" e coisa e tal. 

Então, vamos por partes: primeiro, não existe Orixá Ruim, existe energia mal aproveitada ou desperdiçada e, ainda, excesso de energia em contenção. Nenhum cientista vai te falar "Seu elétron malvado, vai ficar de castigo" ou "Tempestade sacana, pare de inundar tudo". Biologia e Natureza não possuem personalidade e ponto final. Agora, quando você está na frequência de um Orixá, é preciso ter mais foco e alguns cuidados. Frequência tem dois significados, aquele do rádio sintonizado e aquilo que acontece quase sempre ou seja, com frequência. 

Essa é uma das formas que você pode entender uma regência: uma energia que vai atuar com frequência na sua vida, ok?

2017 - O ANO DE SATURNO E MAIS QUEM?

O Sombra, sabe - frase de um personagem de rádio, famoso nos EUA, na década de 50
Eu fico meio impressionado como as pessoas escolhem no que acreditar ou não, sabe. Por exemplo, ainda tem muito umbandista que acredita, literalmente, que Yemanjá é uma mulher que veste azul mas não acredita que a Astrologia funcione como uma ferramenta útil para conhecer mais sobre si mesmo e melhorar a sua frequência (vou repetir até você não esquecer) espiritual. Talvez seja um problema de informação ou mais conhecimento, sei lá. Vamos falar um pouco de Saturno.

Saturno é aquele planeta com anéis lindões em volta, uma grande bola de gás, distante do planeta Terra e tal. Saturno também é aquele Titã que comia os próprios filhos para não se destronado (leia aqui). O que interessa pra gente é o simbolismo de Saturno que pode ser resumido em algumas palavras-chave:


Existem centenas de sites de Astrologia que falam de Saturno e o nosso negócio é falar de Orixá. Então, a tabela acima é para te dar um resumo da regência desse planeta que vai ficar por 36 anos (isso mesmo) em cima da gente, até a chegada de Vênus. Experimente encontrar a equivalência positiva de Saturno em algum Orixá que você conheça. Agora, a negativa. Eu espero :)

Pronto. Você já deve ter imaginado uns dois ou três Orixás que possuam as características de Saturno. Lembrando que, para descobrir a regência de um Orixá do Ano, o Babalaô precisa jogar os búzios, fazer o Odu do Ano e ainda consultar suas próprias entidades para descobrir se precisa aproximar ou afastar determinadas energias que possam afetar o progresso do terreiro. Então, nada de ficar julgando se um terreiro está certo e o outro errado porque o Orixá é mais embaixo, ok?

O que vem a seguir são as minhas impressões sobre a regência de 2017. Sua Cabeça (Ori) é seu Guia (Orixá Regente), lembra? É o que eu penso e você não precisa acreditar em mim. Aliás, convido sempre a deixar seus comentários no final deste artigo.

EXU, XANGÔ, OBALUAIÊ E O TEMPO

Tempo é o senhor das estações do ano; regente das mutações climáticas. Pai da maionga, o banho da Nação Angola. Quatro é o número da Terra; quatro foram os dias que Olorum levou para criar o mundo; a cada dia, Olorum criou quatro Odus – num total de 16; quatro são as estações do ano: verão, inverno, outono e primavera; quatro são os elementais da natureza: fogo, água, terra e ar. Ligado a este numero quatro, está o Orixá Tempo – de origem Angola e Congo – semelhante ao Iroko, da Nação Ketu e a Loko, de Nação Jeje. - Fonte aqui
Gosto muito da imagem acima porque possui vários simbolismos. Temos uma encruzilhada em cruz, diferentes plantações que estão em momentos diferentes de crescimento e o conjunto forma as quatro direções do Mundo. E tudo isso, apenas em uma foto!

Saturno é um planeta ligado ao Tempo por tabela. Ele representa a passagem das estações e o momento da colheita, a terra que espera a semente e a retirada do plantio. Também está ligado ao desperdício desse mesmo Tempo e ao apodrecimento daquilo que não é colhido ou usado no momento certo.

Saturno é representado como um velho com uma perna de pau que carrega um grande foice (igualzinho aquele que a Morte carrega). Ele surge no momento em que alguma coisa precisa ser colhida e outra precisa ser ceifada, cortada para sempre.


Além do Tempo, Saturno encontra grandes semelhanças com Obaluaiê, Orixá conhecido por sua lentidão, sua ligação primordial com a Terra material (e, no sentido espiritual, Gaia), além da manutenção do Ciclo da Vida e da Morte. Em uma Lenda de Obaluaiê, ele promete curar uma cidade inteira de uma doença, se for nomeado Rei. É o que acontece, dando início a uma Era de prosperidade e riquezas para cidade. Saturno realizou o mesmo pelos Romanos (veja aqui). E, vale dizer, para os africanos, Saturno é representado como um velho de barba curta e com flores nos cabelos.

E Xangô? Pois é, existe até um certo debate sobre isso. Xangô, Orixá mais identificado pelo seu papel de Legislador da Justiça, também possui uma forte ligação com o Tempo e, principalmente, o Carma. Não dá pra explicar Carma aqui mas basta dizer que Xangô, no aspecto Saturnino, é aquele que promove as mudanças necessárias para que a pessoa saia da encruzilhada em que se meteu e volte para o seu caminho designado por seu Odu de Destino. 

Xangô aplica as Leis Cármicas (que são 12 e você pode ler aqui) no Tempo Espiritual e no Tempo Terreno ou Cronológico (que vem de Cronos, outro nome associado a Saturno). Reparou na palavra "Estatuto" que aparece nos potenciais positivos de Saturno? É em Xangô que voltamos a respeitar o nosso próprio Tempo Interior, as Leis da Natureza e mesmo da sociedade em que vivemos. Xangô estabelece o "Estado" das coisas, seja no sentido organizacional quanto no sentido do Estado do Ser. Legal, né? Nem tanto...

SATURNO ATUANDO COMO CARMA


Ele matou um pássaro ontem, com uma pedra que somente hoje atirou. - Oriki Africano de Exu
Achou que eu tinha esquecido de Exu, né? Nem pensar, é que Exu é aquele que está presente em tudo, antes do Começo e antes do Fim e no Meio. Tem muito Babalaô que nem coloca Exu nos regentes do ano porque, para quem é da religião, isso é óbvio. Se você encontrou algum sentido nas explicações acima, não custa lembrar que Exu está sempre junto com cada Orixá, trabalhando os aspectos evolutivos, de acordo com o Odu de cada um e seu progresso pessoal (seja para cima ou para baixo porque também existe progresso pro mal). Então, é bom ficar esperto!

Vamos reunir tudo que foi falado até agora, que tal?

A palavra regente vem de "Rei", aquele que governa. O planeta Saturno leva 28 anos para circular o Sol. Em termos simbólicos, ele "dá uma passadinha" nas grandes fases da sua vida que ocorrem a cada 7 anos. Na Astrologia, este são os "pequenos retornos de Saturno" que fazem pequenos reajustes de rota para sua vida. Quando você completa 28 anos, temos o "Grande Retorno de Saturno", uma fase de transformações mais radicais e fundamentais pra quem capotou na curva ou se perdeu na encruzilhada. O momento é complexo e aconselho você a procurar livros (como "Saturno" de Liz Greene) e sites sobre o assunto porque temos que falar de Orixá, né?


Exu, Obaluaiê, Xangô e o Tempo. Que turma, hein? Em termos pessoais, essa galera pode gerar uma grande retomada à Ordem na sua vida. Saturno é conhecido por ser duro mas justo, assim como Xangô. Saturno é conhecido por cortar, radicalmente, aquilo que está errado na sua vida, apontando a certeza do sim e do não, assim como Exu. Obaluaiê é aquele que estabelece limites e organização, da mesma forma que acontece com uma plantação. Tempo para colher e plantar, paciência, determinação e respeito são características, tanto de Saturno quanto Obaluaiê. Deu pra entender?

Sua matéria (lado de fora) e sua Alma (lado de dentro) precisam entrar em sintonia, estarem na mesma frequência ou num "Estado do Ser". Que estado vai ser esse, é você quem escolhe. Isso serve para tudo, mesmo que no seu terreiro, o dirigente tenha escolhido, por exemplo, Oxossi/Yemanjá/Nanã como regentes de 2017. Isso realmente não importa. O que importa é a frequência. E quem te coloca em sintonia com essa frequência? CABOCLO

Este é um site de Umbanda e não de Candomblé (religião pela qual tenho imenso respeito). Seria estranho eu deixar caboclo de fora. Não existe ano bom e ano ruim, existe a pessoa dentro ou fora de uma sintonia com as energias regentes. Umbanda tem obrigação, filho de Santo tem obrigação, Orixá tem obrigação e por aí vai. Todo mundo sabe disso e não dá pra culpar o Tempo por aquilo que você deixou de fazer. E não importa o grau. Seja o banho do Caboclo ou a oferenda do Orixá ou Odu, a bola tá com você. 


 A soma de 2017 é...10 que para nós representa o número 1, o começo. Seja qual for o Orixá ou Orixás regentes, este é um momento de recomeços, de dar a volta por cima, de consertar o que está errado sob o seu ponto de vista. Também é um momento de buscar parcerias, de humildade para pedir ajuda e de muito trabalho (leia obrigações). 

Saturno chegou para arrumar sua bússola interna e, como dizem no Jogo de Búzios, "dar caminho". Converse com seu dirigente, converse com suas entidades, pergunte, questione e vai atrás. Ninguém planta sozinho. E a colheita de um, pode alimentar muita gente.

Sorte, saúde e prosperidade para 2017! Que seu Axé possa, também, ser o Axé de muitos. Nos vemos por aqui :)

2 comentários:

  1. Muito muito muito bom! Ótimas sintonias explicativas ;)

    ResponderExcluir
  2. Adorei Marcos, integrativo, reflexivo, explicativo e orientativo... Parabéns

    ResponderExcluir

Este espaço é destinado a observações de conteúdo inteligente. Comentários contendo palavrões ou frases ofensivas ao autor ou aos leitores serão automaticamente excluídos.

Tecnologia do Blogger.